top of page

Parque Municipal das Araucárias

  • Amanda, Catiane, Everton, Josilda, Tais
  • 22 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

O parque das araucárias está localizado as margens da BR – 277 em Guarapuava – Paraná – Br. O Parque Natural Municipal das Araucárias é considerado uma Unidade de Conservação que foi criada em 01 de julho de 1991, enquadrando-se no grupo de Unidades de Conservação de Proteção Integral. Esta área enquadra um remanescente da Floresta com Araucárias, cuja árvore símbolo é a Araucária (Araucaria angustifólia) espécie ameaçada de extinção. O parque possuiu uma área total de 104 hectares, contando com 23 hectares de Floresta com Araucárias.

O principal objetivo do Parque é a preservação de seu ecossistema natural, que oferece uma grande relevância ecológica e beleza cênica. Também possibilita a realização de pesquisas e atividades voltadas para a educação e interpretação ambiental, voltadas com o contato da natureza e de turismo ecológico.


No parque você pode encontrar ainda:

  • Museu de Ciências Naturais em Convênio com a UNICENTRO, com as coleções dos professores João José Bigarella e Hipólito Schneider (fechado para visitação, pois se encontra em reforma);

  • Conta com 2 trilhas ecológicas, sendo a Trilha da Araucária com extensão de 1076 metros e a Trilha do Rio com extensão de 1214 metros;

  • Administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava - SEMAG;

  • Jardim botânico;

  • Estufa com vegetação de espécies nativas e exóticas;

  • Viveiro Municipal de Mudas Ornamentais e Florestais;

  • Centro de Educação Ambiental João Luiz de Toledo. (Dezembro de 1997). Desde então vem desenvolvendo atividades de educação ambiental recebendo escolas municipais estaduais e particulares e grupos organizados para realização de oficinas abordando temas ambientais, utilizando os recursos que o parque dispõe para exemplificação prática na aplicação das oficinas.

Fauna e flora:

É constituída pela Cutia (Dasyprocta azarae), Gralha-picaça (Cyanocorax chrysops), que são importantes agentes dispersores do Pinhão. Encontra-se no parque os seguintes animais: Lagarto-teiú (Tupinambis teguixim), Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris), Veado (Mazama sp.), Tatu-peba (Euphractus sexcinctus), Gato-mourisco (Puma yagouaroundi). Entre as centenas de espécies arbóreas tem-se a: Imbuia (Ocotea porosa), Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa), Erva-mate (Ilex paraguariensis), Pimenteira (Capsicodendron dinisii).

Experiência Parque das Araucárias (Tais Caroline Miretzki)


O parque das Araucárias é um ótimo lugar para quem quer entrar em contanto com a natureza, a mata, animais, etc. é um local onde podem ser vividas ótimas experiências, e onde com certeza o tempo será bem aproveitado.

Fui varias vezes ao parque, mais apenas em uma delas tive a oportunidades de realizar trilhas. O contato com as arvores, com o cheiro de mato, me fizeram flutuar, me senti mais leve, como se fosse um tipo de terapia, pois descarregou meu corpo e mente das energias pesadas. Além das trilhas no meio da mata, o parque também disponibiliza de trilhas para caminhada, onde varias vezes fui praticar exercícios, oque faz muito bem para a saúde.

No dia 31 de outubro, quando foi realizado um trabalho de campo para a disciplina de pratica de campo do curso de geografia licenciatura da UNICENTRO, fomos até o parque pois este está incluído no roteiro turístico do Parque Salto São Francisco. Foi muito bom visitar o parque das araucárias, pois vivenciei o contato com diversos tipos de arvores, arbustos, e outros tipos de vegetação, também o contato com alguns tipos de animais. O contato com o ar livre me Fez sentir-me ótima tanto pó dentro quanto por fora.

Para quem quer descontrair-se aproveitar um dia com a família, ou amigos, o parque das araucárias é um ótimo indicativo para isso. Lá seu tempo será bem aproveitado. Vale a pena.


 
 
 

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page